Neste texto abordaremos um tema com muita relevância, tanto na perspectiva do Comércio Exterior, quanto na do mercado interno nacional – os modais de transporte.
O intuito é nutrir os importadores e os exportadores de informações relevantes sobre os transportes, assim como orientar melhor os estudantes ou profissionais assistentes das áreas de logística internacional sobre o assunto.
Contextualizando, em síntese, o termo modais de transporte diz respeito aos tipos de transportes utilizados para realizar a locomoção das cargas e das pessoas.
Em nosso país, podemos contar com cinco dessas modalidades, que movimentam os produtos escoando a produção nacional e levando cargas a países distintos.
Continue a leitura do texto até o final e fique sabendo mais sobre este tema tão pertinente para a logística operacional das empresas do Comércio Exterior.
Quais são os modais de transporte?
Neste momento inicial, falaremos sobre os principais modais de transporte utilizados no comércio internacional e no mercado brasileiro.
Em todas as modalidades, são apresentadas vantagens e desvantagens. Porém, é a escolha que determina qual é a melhor opção, conforme a carga que será deslocada com suas características específicas.
Modal Rodoviário
O modal rodoviário é o mais utilizado nas movimentações em nosso país, contribuindo com as movimentações realizadas entre portos e aeroportos de forma multimodal ou então pelas rodovias e fronteiras com outros países.
Todavia, é a opção mais comum entre os gestores de transportes, desde a década de 1950, quando foi fomentada a pavimentação das rodovias nacionais.
Da mesma forma, é um dos modais que representa a maior parte do transporte de mercadorias, no qual caminhões e carretas levam todo o tipo de cargas pelas estradas, desde grãos até os produtos com alto valor agregado.
Além disso, o modal rodoviário cria a possibilidade de novas rotas com maior flexibilidade, que atendem a todas as demandas nacionais e internacionais. Porém, é considerado também o modal mais caro, pois retém boa parte do fluxo financeiro da empresa com pagamentos de impostos e taxas, manutenção dos veículos, dentre outros.

Vantagens
- rotas flexíveis;
- deslocamento mais rápido em curtas distâncias;
- acessibilidade maior em locais afastados;
- menor burocracia com emissão de documentos;
- contratação fácil e ágil.
Desvantagens
- custo elevado com combustível, taxas e manutenção que refletem no valor do frete;
- tempo maior em grandes distâncias;
- capacidade limitada;
- risco elevado de assaltos e acidentes.
Modal Aquaviário
O modal aquaviário se divide nos modais de transporte marítimo (feito pelos mares), fluvial (feito pelos rios) e lacustre (feito pelos lagos). O modal aquaviário pode ser utilizado entre portos do mesmo país, por meio da cabotagem.
Nosso país possui, em média, uma rede econômica para navegação de 22 mil km e uma costa navegável de 10 mil km.
Vantagens
- baixo custo de manutenção e implantação;
- transporte de grandes quantidades de cargas para percursos longos.
Desvantagens
- lentidão;
- influência do clima;
- custo alto em casos de construção de infraestrutura;
- pouca flexibilidade.
Modal Aeroviário
O modal aeroviário é utilizado pelas empresas que necessitam, sobretudo, segurança e agilidade no transporte de suas mercadorias com alto valor agregado, que precisam de movimentação por maiores distâncias e mais rapidez.
Vantagens
- menor necessidade de movimentação de cargas no processo de transporte;
- emissão rápida de documentos;
- proximidade dos aeroportos aos centros urbanos e grandes metrópoles.
Desvantagens
- limites de tamanho, peso e quantidade da carga;
- custo elevado;
- combinação com modal rodoviário até o destino final;
- alto investimento de infraestrutura.
Quando utilizar o modal terrestre?
Representado pelos transportes ferroviário e rodoviário, são os modais utilizados para o transporte de cargas, percorrendo distâncias curtas ou longas, podendo ser ainda mais acessíveis.
Ferroviário
É uma modalidade de locomoção das mercadorias com menor custo operacional e mais segurança. Apesar disso, nossa malha ferroviária não tem recebido bons investimentos para a sua manutenção e ampliação, desde o início do século XX.
A saber, hoje, no Brasil, possuímos em média mais de 30 mil km de malha ferroviária para a movimentação de grãos das nossas safras e de minério de ferro, mercadorias que utilizam mais de 50% da capacidade desta modalidade.

Rodoviário
Em meados do século XX, com o impulsionamento do processo industrial no Brasil, o investimento nas rodovias nacionais foi potencializado e a malha rodoviária cresceu em mais de 75 mil km, sendo assim distribuídas por mais de 65 mil km com a devida pavimentação.
Portanto, a malha rodoviária é considerada a mais utilizada, com maior concentração para o transporte de cargas diversas, representando 65% das movimentações pelas rodovias nacionais e internacionais.
Quando utilizar o modal aeroviário?
Neste caso, falaremos sobre um dos modais de transporte mais indicados para a movimentação de cargas em longas distâncias e que exigem um curto prazo de tempo de chegada ao destino final.
Uma modalidade de transporte muito importante para a logística internacional, levando-se em conta principalmente a segurança e a agilidade na entrega das mercadorias dentro do prazo estabelecido.
Avião de passageiros
Consiste no transporte de pessoas por meio do tráfego aéreo, para que cheguem aos diversos destinos estipulados.
Pode efetuar voos nacionais ou internacionais, nas modalidades “full pax” quando só há o transporte de passageiros ou “combi” quando há o transporte de passageiros e de cargas que não coloquem em risco a vida das pessoas.
Avião Cargueiro
É utilizado unicamente no transporte de cargas por meio da modalidade “full cargo”. É muito utilizado para a movimentação de produtos que tenham um alto valor agregado e que exijam uma entrega rápida no destino final.
Certamente, é um transporte seguro que não tem a necessidade da utilização da embalagem de reforço, facilitando assim o embarque e o desembarque das mercadorias.
Quando utilizar o modal aquaviário?
Esta modalidade é utilizada para o transporte de mercadorias e de pessoas, visto que leva uma grande quantidade de cargas, a longas distâncias e por um baixo custo operacional.
Acima de tudo, essa característica primordial com relação ao baixo custo auxilia na melhora dos valores dos produtos que serão comercializados, deixando o mercado mais competitivo.
Fluvial
O transporte fluvial é executado por meio da construção das hidrovias, que utilizam os rios, lagos e lagoas, por meio de barcos que efetuam as movimentações de grandes quantidades, como por exemplo, minérios e produtos não perecíveis.
Marítimo
Dessa forma, por meio da malha marítima navegável, com mais de 8 mil km e mais de 30 portos, cerca de 90% das exportações de nosso país são feitas por esta modalidade.
Principalmente por ser um dos modais de transporte mais utilizados para o comércio internacional, recebe muitos investimentos de melhorias.
É igualmente muito utilizado nas movimentações entre os nossos portos, por meio da cabotagem, fomentando o investimento do Governo Federal nesse tipo de transporte para a otimização das operações portuárias.

A Ohpers coordena seus processos em todos os modais de transporte
Vimos neste texto a distinção de cada um dos modais de transporte mais utilizados no Comércio Exterior, com suas importâncias específicas, relevantes para cada particularidade de movimentação, bem como suas vantagens e desvantagens para os usuários.
A Ohpers presta serviços de importação e exportação em todos os modais, com o desembaraço aduaneiro adequado para o embarque das mercadorias que serão exportadas.
Oferece também apoio aos agentes de cargas na representação portuária, de forma personalizada e com serviços assertivos para cada cliente, conforme as suas próprias demandas.